Concurso Defensoria Pública do Paraná (PR) 2012

11/03/2012

Concurso Defensoria Pública do Paraná (PR) 2012

Está autorizada a realização do concurso da Defensoria Pública PR 2012. No último dia 07 (quarta-feira), o Governador Beto Richa anunciou que serão abertas 729 vagas para o cargo, sendo 374 integrantes do grupo ocupacional de nível superior e 158 do grupo de nível intermediário. As provas devem acontecer no mês de julho.

A Defensoria Pública do Paraná foi criada no ano passado, após cerca de 20 anos de espera. Tal certame será o primeiro desse tipo no estado e irá garantir a contratação de pessoal efetivo para o órgão e sua interiorização. Todos esses anos de demora na fundação da Defensoria paranaense se devem ao atraso de uma regulamentação na legislação estadual para sua instalação.

A legislação que regulamentou a Defensoria Pública – PR foi sancionada no mês de maio do ano passado (2011). Nela está prevista a autonomia do órgão, um orçamento próprio e uma ouvidoria externa. Estas medidas foram consideradas como exemplo para os outros estados do nosso país. Segundo Maria Tereza Uille Gomes, secretária da Justiça e da Cidadania, a legislação paranaense, além de ser a mais moderna do Brasil, garante avanços no acesso da população mais carente à Justiça.

Conforme informou a defensora pública-geral do Paraná, Josiane Fruet Lupion, a folha salarial dos contratados será em torno dos R$ 30 milhões. As obrigações mensais serão custeadas com recursos próprios da Defensoria. Os candidatos aprovados irão trabalhar em todas as comarcas do estado.

Já foi instituído o comitê de planejamento do processo seletivo. O grupo será formado por representantes da Defensoria Pública, Secretaria de Administração, Ordem dos Advogados, Conselho Nacional dos Defensores e Associação Nacional dos Defensores Públicos.

Os aprovados serão chamados em 2012 e 2013. As vagas de ensino médio abrangem técnicos em informática, técnicos administrativos, técnicos em redes de computadores e técnicos de recursos humanos. Os cargos de nível superior são para as áreas de administração, biblioteconomia, contabilidade, economia, informática, psicologia, serviço social, psiquiatria, medicina clínica, estatística, assessor jurídico, comunicação social, jornalismo, engenharia, sociologia e secretariado executivo.

O trabalho realizado atualmente já está garantindo um mapeamento da situação prisional nas delegacias e penitenciárias estaduais, e ajudou a reduzir o número de presos em delegacias de 16 mil para 12 mil.

O edital do concurso da Defensoria Pública PR 2012 ainda não foi publicado. Continue acessando nosso site e fique sempre por dentro das novidades. Visite também o site da Defensoria Pública do Estado do Paraná (PR).

Compartilhe este Concurso com seus amigos!

Clique para receber notícias de Concursos Públicos direto no seu Email

QUER PASSAR NESTE CONCURSO? ESTUDE COM O MELHOR MATERIAL - COMPRE AQUI SUA APOSTILA!

Previous post:

Next post: